gelo quente, entropia, fim de mundo

by bruno

A entropia é um conceito que instiga muita gente, eu inclusive. Cheguei a fazer um vídeo com celular sobre o tema, devia ser lá pra 2004, quando o festival de Curtas de SP distribuiu um Siemens SX-1 para alguns felizardos filmarem. O vídeo deve andar perdido por aí, mas a instiga continua. Quando eu fui procurar informações sobre processos de cristalização – para uma ideia inspirada pelo Jonathan Kemp para fazer uma oficina na Nuvem – eu topei com vários vídeos falando de gelo quente.

Gelo quente é um processo de cristalização expressa. O acetato de sódio é um sal que derrete a baixa temperatura, uns 50ºC. Mas o interessante é que ele não volta a ser sólido se não houver algum elemento que inicie esse processo. E quando você adiciona esse elemento – um cristal de acetato em estado sólido, por exemplo – ele cristaliza imediatamente.

Claro que desde que li sobre isso só faço derreter, gravar, cristalizar, solver, coagular. E inspirado pela chamada do mutgamb  para publicações no fim de mundo, fiz planos para uma  máquina antientropia. Lá tem mais detalhes sobre como fazer o gelo quente, inclusive receitas caseiras para fazer o acetato de sódio.